Impacto das dietas da moda na adesão a futuros planos alimentares por universitários do distrito federal
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Diante da era tecnológica em que vivemos, a internet e as redes sociais são intensamente utilizadas para os mais diversos fins, incluindo buscas por dicas de como melhorar hábitos alimentares e atingir objetivos estéticos, sejam eles de perda de peso ou de ganho de massa. Com isso, as dietas da moda ganharam espaço nesse meio, disseminadas geralmente sem acompanhamento nutricional e consequentemente não respeitando a necessidade de conhecimento técnico e de atendimento individualizado exigidos para uma correta prescrição dietética. Este estudo busca avaliar o impacto das dietas da moda na adesão a futuros planos alimentares por universitários do Distrito Federal. Trata-se de um trabalho transversal, descritivo, realizado com estudantes matriculados em universidades no Distrito Federal. Os dados foram obtidos por meio de divulgação em mídias sociais para o preenchimento de um formulário do Google tornando a participação cômoda e de fácil acesso. Os resultados mostram que as dietas da moda mais realizadas no estudo são o jejum intermitente, a dieta da proteína e a dieta dukan e é relevante destacar que a maior parte dos participantes foi do sexo feminino. Os universitários alegaram ainda a ocorrência de uma série de sintomas prejudiciais à saúde em função da realização dessas dietas. Ainda assim, foi possível observar que a realização das dietas da moda não impactou negativamente a adesão a planos alimentares orientados por nutricionistas. No entanto, os relatos dos estudantes a respeito do acompanhamento nutricional revelaram a importância da atuação do nutricionista no planejamento adequado de estratégias alimentares. Diante do exposto, faz-se necessária a conscientização a respeito dos riscos associados às dietas da moda, além da valorização da atuação do nutricionista.
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral - Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam na Advances in Nutritional Sciences concordam com os seguintes termos: 1 - Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. 2 - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. 3 - Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Este é um artigo de acesso aberto sob a licença CC- BY
(http://creativecommons.org/licenses/by/4.0)
Referências
Drapeau V, Jacob R, Panahi S, Tremblay A. Effect of energy restriction on eating behavior trais and psychobehavioral factors in the low satiety phenotype. Nutrients. 2019;11(2).
Farias SJSS, Fortes RC, Fazzio DMG. Análise da composição nutricional de dietas da moda divulgadas por revistas não científicas. Nutrire. 2014;39(2):196-202.
Lottenberg AMP. Tratamento dietético da obesidade. Einstein (São Paulo). 2006:23-8.
Machado VA, Patriani GP, Barros JP, Cintra IG, Maria D, Chaud A. Profile of adults resident in the city of São Paulo. 2021;6-20. Disponível em: http://fug.edu.br/revistas/index.php/VitaetSanitas/article/view/224/226
Marcondelli P, Da Costa THM, Schmitz BDAS. Nível de atividade física e hábitos alimentares de universitários do 3º ao 5º semestres da área da saúde. Rev Nutr. 2008;21(1):39-47.
Ministério da Saúde (BR). Guia alimentar para a população brasileira. Brasília (DF); 2014
Pereira GAL, Mota LG de S, Caperuto ÉC, Chaud DMA. Adesão de dietas da moda por frequentadores de academias de musculação do município de São Paulo. Rev Bras Nutr Esportiva. 2019;13(77):131-6
Souto GG de. A influência das redes sociais na alimentação de universitários do uniceub. Centro universitário de Brasília; 2018. Trabalho de conclusão de curso em nutrição.
Viana DS de O. Análise nutricional das dietas da moda. Centro universitário de Brasília; 2014. Trabalho de conclusão de curso em nutrição.
Vieira VCR, Priore SE, Ribeiro SMR, Franceschini S do CC, Almeida LP. Perfil socioeconômico, nutricional e de saúde de adolescentes recém-ingressos em uma universidade pública brasileira. Rev Nutr. 2002;15(3):273-82.
Viggiano CE. Dietas da moda. Rev Bras Ciências da Saúde. 2007;12(3):55-6.